C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Investidores dos EUA visitam MCTI para conhecer projetos brasileiros
16/03/2012 - 20:45

O crescimento econômico do Brasil e as políticas de governo para impulsionar o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação têm atraído empresas estrangeiras interessadas em investir em inovação e em alta tecnologia (como software e internet). Para o presidente do Banco do Vale do Silício, Greg Becker, “essa é a hora de, realmente, entender melhor o mercado brasileiro”. E é com esse objetivo que uma delegação composta por 15 representantes de empresas, instituições financeiras e fundos de investimentos do Vale do Silício cumpre agenda no país.

“Gostaríamos de conhecer os objetivos do ministério e como esse grupo pode participar e realizar esses planos do governo”, afirmou Becker antes da reunião, nesta quinta-feira (15), em Brasília, com o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida.

Na ocasião, o representante do MCTI explicou que o ministério trabalha no planejamento de uma Estratégia Nacional de Software, que vai definir áreas específicas para estimular o aparecimento das pequenas companhias inovadoras. O próximo passo será montar um comitê de empresas e capitalistas que poderiam financiar os pequenos empreendimentos e trazer o espírito inovador para o Brasil.

“Essas empresas do Vale do Silício são caracterizadas por serem muito inovadoras. Elas investem em novas ideias e querem fazer esse tipo de movimento no Brasil. Investir em novas ideias e em setores inovativos e que são avançados tecnologicamente”, comentou Virgilio Almeida.

Segundo Becker, essa é a intenção do grupo: replicar no Brasil a experiência com inovação, como já vem sendo trabalhado nos Estados Unidos e no restante do mundo, como na China e em Israel. “Estamos junto com essa delegação de investidores e parceiros para melhorar o mercado. Podemos montar parcerias com o governo e investidores locais”, afirmou.

Vale do Silício

O Vale do Silício (em inglês, Silicon Valley), na Califórnia, Estados Unidos, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas, a partir da década de 1950, com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de chips, na eletrônica e informática.

Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região: Apple, Altera, Google, Facebook, Nvidia Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle) e outras.

Nesta sexta-feira (16), a delegação norte-americana conheceu, no Rio de Janeiro, os programas e ações da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).











Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação