Nesta quinta-feira (15), uma delegação de alto nível da Argentina visitará o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
A visita atende ao convite formulado, em 2011, pelo então presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), Marco Antonio Raupp, hoje ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, durante reunião sobre a cooperação entre os dois países para o uso pacífico do espaço exterior.
A comitiva visitante será presidida pelo embaixador Luis María Kreckler, representante do governo da Argentina em Brasília, e integrada pelo ministro Gustavo Eduardo Ainchil, diretor de Segurança Internacional, Assuntos Nucleares e Espaciais do Ministério das Relações Exteriores, e pelo diretor executivo e técnico da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Conae), Conrado Franco Varotto, entre outras autoridades.
De parte do Brasil, estarão representados os ministérios das Relações Exteriores e da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como da AEB.
Esta é a primeira visita ao CLA de uma delegação oficial da Argentina. Os visitantes vão conhecer as instalações já existentes e as que estão em construção, além de participar de um sobrevoo panorâmico em helicóptero.
No novo Centro de Comando e Controle de lançamentos, estão os terminais de todos os sistemas de modo integrado e sincronizado. A plataforma especial para lançar o Cyclone 4, em 2013, está em construção e também será vista pela delegação argentina.
Leia mais.