O comitê que discute os principais entraves e soluções para o desenvolvimento do setor científico e tecnológico do Brasil se reuniu nesta quarta-feira (7), em Curitiba. A sessão, realizada pelo secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Elias, teve a participação do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mario Neto Borges, e do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Sena.
Foi a primeira vez que a reunião aconteceu na ocasião do Fórum Nacional Consecti-Confap, ponto que avaliado de forma positiva pelo secretário executivo. “Dentro do possível, e sempre que a agenda nos permitir, o comitê se reunirá na véspera do evento, o que nos dá a oportunidade de discutir os temas com maior profundidade”, disse Elias. Ele também ressaltou a importância da periodicidade e manutenção deste contato, já que muitos programas e ações políticas emanaram a partir deste contato.
Para Odenildo Sena, houve o avanço de importantes pontos iniciados em reuniões anteriores, como a questão da aprovação do novo Código da Ciência, em tramitação no Congresso Nacional desde setembro. “O MCTI propôs a revisão do texto original com a intenção de avançar alguns pontos propostos até abril deste ano. Achamos a proposta pertinente e tais alterações serão acompanhadas pelos membros presentes no texto original”, explicou Sena.
Leia mais sobre o encontro.Foram discutidos outros assuntos, como o reconhecimento do comitê pelo governo, assim como o calendário de 2012. No fórum, Luiz Antonio Elias também apresentou as diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) 2012-2015. Confira no arquivo anexo a apresentação do secretário do MCTI.