C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministros lançam Obmep 2012 e homenageiam vencedores
Clique para ver todas as fotos de Ministros lançam Obmep 2012 e homenageiam vencedores
Os ministros homenageiam o representante dos medalhistas na cerimônia. Foto: Augusto Coelho/MCTI
02/03/2012 - 09:05

As inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep 2012) se encerram no dia 30. A largada para as atividades deste ano foi dada em cerimônia, nesta quinta-feira (1º), no auditório do MCTI. Na ocasião, os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, homenagearam os participantes e divulgaram os vencedores da edição de 2011.

A olimpíada é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O evento foi criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. É dirigido aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.

Na solenidade, o diretor do Impa, Cézar Camacho, destacou a participação estado do Piauí nas avaliações. Ele citou o exemplo da cidade de Cocal dos Alves, localizada na zona rural do estado. A cidade conquistou, neste ano, 12 medalhas, das quais sete de ouro, no conjunto de 3.200 medalhistas em todo o país.

O ministro do MCTI homenageou o professor Antonio Cardoso do Amaral, de Cocal dos Alves, que fez 146 de seus alunos medalhistas nas edições da Obmep desde 2005. Para Amaral, a Obmep passou a ser um estímulo para os alunos. Ensinar matemática para vida, segundo ele, é a fórmula do sucesso nas avaliações. “Tenho a preocupação de insistir para que meus alunos busquem na matemática a resolução de problemas”, disse.

Convite às escolas

Raupp aproveitou a ocasião para convidar professores e diretores de escolas a divulgarem a competição e estimularem os estudantes. Na edição passada, mais de 44 mil escolas participaram.“Queremos recorde de alistamentos neste concurso”, afirmou.

Após cumprimentar o aluno medalhista de ouro da Obmep 2011, Hector Margittay, do Centro de Ensino Fundamental do Núcleo Bandeirante (DF), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou o papel e a grande participação na Obmep, que mobilizou mais de 18 milhões de alunos em 2011. “Queremos que vocês ajudem a construir o Brasil. Quem estuda escolhe o que vai ser na vida”, acrescentou o ex-ministro do MCTI ao incentivar novos participantes.

Essa é a lição que o estudante Hector leva a sério. Para ele, estudar matemática facilita a compreensão de outras disciplinas como geografia e ciência e ainda permite pensar num futuro promissor. “Eu quero ser engenheiro mecatrônico porque gosto muito de robótica”, planeja.

Mercadante informou que 30 medalhistas serão selecionados para a disputa da olimpíada internacional de matemática e que a medalha na Obmep conta na pontuação para a concessão de bolsas em instituições de ensino no exterior por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.

Sobre a Obmep

As inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) podem ser feitas pela internet, neste endereço, no qual também podem ser obtidas as informações gerais sobre a competição.

As medalhas de ouro da Obmep 2011 serão entregues pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Rio de Janeiro, em data a ser marcada.

Outras Imagens
Cerimônia divulgação Obmep - Crédito: Lecino Filho
Cerimônia divulgação Obmep - Crédito: Lecino Filho
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação