C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Projeto em Mamirauá busca entender a reprodução do jacaré-açu
31/01/2012 - 11:55
O jacaré-açu é um dos maiores predadores da América do Sul, podendo atingir mais de 5 metros e pesar 1 tonelada. Pode ser considerado um ícone da Amazônia, mas a ciência ainda conhece poucos aspectos sobre os hábitos reprodutivos da espécie. Na Reserva De Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, pesquisadores do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert) monitoraram mais de 400 ninhos da espécie durante toda a época de reprodução.

O trabalho começou em outubro e está em fase de conclusão. O projeto é desenvolvido por pesquisadores do Instituto Mamirauá (IDSM, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Doze ninhos tiveram atenção especial. Neles, os cientistas coletaram amostras de sangue dos filhotes, que auxiliarão no estudo de proporção sexual dos recém-nascidos, e recolheram amostras de tecido dos filhotes e das fêmeas (mães que cuidavam dos ninhos) com o objetivo de confirmar a hipótese de que elas geram filhos de diferentes pais em um único ninho.

O objetivo do projeto Aquavert é consolidar estratégias e propor novas ações para a conservação das espécies de jacarés, quelônios e mamíferos aquáticos que habitam as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

Leia mais. 
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação