Depois de comemorar o Natal no acampamento base, localizado na Geleira Union ( 79º45'S; 82°50'W) , os cientistas brasileiros que estão na Antártica, participando da expedição científica Criosfera 1, chegam ao acampamento final (84°S, 79°29'39"W; 1287 m), mais próximo do Polo Sul geográfico.
Os integrantes do projeto foram divididos em dois grupos. Um está responsável pela montagem do Criosfera 1 – o primeiro módulo científico brasileiro a ser instalado no interior do continente – e o outro pelas perfurações no gelo para obtenção de amostras, que são os testemunhos climáticos (cilindros de gelo que guardam a história da composição da atmosfera).
Após uma semana de instalação, o módulo inicia a transmissão via satélite de dados meteorológicos para o Brasil, mais precisamente para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), ainda em fase de teste. Em breve coletará automaticamente amostras do ar polar. As atividades da equipe do gelo também seguem, como conta o líder da expedição, professor Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): “Na perfuração de ontem [2] amostramos 40 metros de testemunhos de gelo para medir a radioatividade-beta nas amostras precipitadas desde a década de 1950”.
Leia mais.