A presidenta Dilma Rousseff entregará o Prêmio Finep de Inovação 2011 aos vencedores de cada uma das categorias nesta quinta-feira (15), às 11h30, no Palácio do Planalto, com presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. Os vencedores receberão recursos não reembolsáveis, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, dependendo da categoria premiada. A premiação é organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).
Ao todo, 21 candidatos, selecionados e premiados nas cinco regiões concorrem à etapa nacional. Nesta edição, houve sete categorias – Instituição Científica e Tecnológica, Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Tecnologia Social e Inventor Inovador.
A categoria Inovar tem calendário próprio. No Prêmio Inovar eram três as categorias: Governança, Equipe e Operação. Houve inscrições de dez empresas gestoras. Saíram vitoriosos o Fundotec II, gerido pela FIR Capital (categoria Equipe), o fundo Logística Brasil FIP, da BRZ Investimentos (categoria Governança) e o FMIEE Stratus GC, liderado pelo Stratus (categoria Operação).
Em Grande Empresa, as candidatas se inscrevem como as demais, mas concorrem apenas em nível nacional. Os concorrentes foram analisados por um júri especial e os três mais bem avaliados receberão troféus. O resultado também será conhecido em Brasília. Estão na disputa a catarinense WEG Equipamentos Elétricos e as paulistas Embraer e Braskem.
Leia mais.