C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro destaca medidas para ampliar conteúdo nacional na indústria
12/12/2011 - 14:52
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante, destacou nesta sexta-feira (9) as medidas para aumentar o grau de nacionalização de produtos industriais. Ele participou do almoço anual da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em São Paulo.

“Toda estratégia do nosso ministério tem sido exatamente exigir mais PPBs [processos produtivos básicos, que estabelecem as condições para a fabricação] em todas as cadeias importantes”, comentou. “Começamos a fazer no setor automotivo e vamos aprofundar as exigências de conteúdo local. Todas as cadeias estratégicas. Isso vale para TIC [tecnologia da informação e da comunicação], isso vale para indústria automotiva e para as outras cadeias estratégicas.”

Com relação à área de tecnologia da informação (TI), o ministro avaliou que o grande desafio do governo é a indústria de componentes: “Temos que aproveitar este momento em que o Brasil tem essa força para atrair investimento e desenvolver tecnologia nessa área”.

Mercadante lembrou que, dentro do Plano Brasil Maior, foi desonerada a folha de pagamento na área de TI, que era uma reivindicação do setor. “Fizemos uma política de tablet que foi um sucesso, mais valor agregado, mais PPB local, e nós já temos seis empresas, indo para sete, produzindo no Brasil. Vamos ter uma grande oferta de produtos exigindo conteúdo local”, comentou, acrescentando que o governo federal está fazendo grande esforço para viabilizar investimentos estruturantes no ramo de displays (telas).

Aloizio Mercadante destacou a necessidade de cuidado em relação ao cenário internacional. “As medidas de ajuste da Europa estão aprofundando o quadro recessivo, isso significa que temos produtos sobrando no planeta”, disse. “E o mercado brasileiro é um alvo, porque poucos países conseguem manter um mercado consumidor interno do dinamismo que estamos mantendo: o emprego crescendo com as vendas ; vamos entrar janeiro com aumento forte do salário mínimo; vamos injetar mais de R$ 60 bilhões na economia em termo de demanda, o emprego continua crescendo.”

Participaram do evento o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Nelson Fujimoto, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo, Júlio Semeghini, entre outras autoridades e empresários. Na ocasião, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, relembrou o desempenho do setor em 2011, os principais pleitos da entidade e as perspectivas da indústria elétrica e eletrônica para 2012.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação