Em encontro na Embaixada da França, nesta terça-feira (6), em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, explanou sobre o contexto da crise internacional e a comparou com a de 2008. Para ele, este é um momento para aproveitar as oportunidades e intensificar a parceria com países como a França.
Mercadante avaliou que a instabilidade atual é mais grave por conta da dívida pública. Apesar do contexto, afirmou que o Brasil é um país com histórico de grande produtividade e superação em momentos de crise, e destacou medidas que colocaram o país em situação favorável para superar as adversidades, a exemplo dos franceses. “A França foi um país responsável do ponto de vista fiscal no cenário da zona do euro”, disse.
“É muito importante aprofundar ainda mais as nossas relações, especialmente, no setor de inovação científica e tecnológica, em áreas como tecnologia da informação, defesa, biodiversidade e economia limpa. A França tem muita tecnologia e muito acordo e nós temos capacidade de ser um parceiro estratégico”, frisou.
De acordo com o ministro, as medidas adotadas pelo governo brasileiro permitiram manter a estabilidade econômica. A dívida pública, exemplificou ele entre outros dados, caiu de 58% para 56% do produto interno bruto (PIB) e a dívida líquida passou de 45 para 38% do PIB.
“Mesmo com a crise nós fizemos ajuste fiscal, mantendo os programas sociais e os investimentos, mas buscando melhorar a qualidade do custeio e olhando esse cenário”, salientou Mercadante, ressaltando ainda a prudência no ponto de vista cambial e a aposta no mercado interno. “Políticas como o Bolsa Família e o salário mínimo criaram um mercado de consumo de massa que estimularam a geração de emprego. É o maior diferencial para o enfrentamento da crise”, sustentou.
O encontro, na Embaixada da França, reuniu jornalistas, parlamentares, cientistas e advogados. O grupo, composto por 19 pessoas, participa do programa francês Personalités d’Avenir (personalidades de futuro), que busca aproximação com profissionais de destaque em cada país onde está representado, com o objetivo de divulgar a cultura e os valores franceses.