Além de especialistas nacionais e representantes do governo e da sociedade civil para debater o assunto, 2º Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres trará a experiência de outros países no tema. Chile, Cuba, México e Peru estarão representados, bem como organismos das Nações Unidas.
O evento acontece entre quarta e sexta-feira (23 a 25), em Brasília, e recebe inscrições até seu início.
A abertura será realizada às 19h de quarta-feira, pela conselheira vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Clara Goldman e pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ), relator da comissão especial Medidas Preventivas Diante de Catástrofes Climáticas, da Câmara dos Deputados. Em seguida, a oficial de Informação Pública de Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (Eird) da ONU, Margarita Villalobos Mora, ministra conferência sobre políticas internacionais.
O seminário é realizado pelo CFP com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).
O diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), Reinhardt Fuck, participa da mesa-redonda “Tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade e organização social no enfrentamento de emergências e desastres”.
A pauta, além da contribuição da psicologia para o enfrentamento dos desastres, inclui direitos humanos, políticas intersetoriais, vulnerabilidade social e organização comunitária.
Leia mais.