De quinta-feira a sábado (17 a 19), em Ilhabela (SP), cientistas de vários países estarão reunidos em workshop do Global Land Project (GLP) para avaliar mudanças de uso e cobertura da terra na América do Sul em busca do desenvolvimento sustentável. No evento será anunciada a mudança para o Brasil do escritório internacional do Global Land Project (IPO), desde 2006 instalado na Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
O workshop é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em parceria com o International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP). A partir de janeiro de 2012, as atividades do escritório internacional do IPO estarão no Inpe de São José dos Campos (SP). Com essa transição o país será o primeiro do Hemisfério Sul a receber o IPO.
O objetivo do workshop é incentivar o intercâmbio de opiniões sobre as consequências das mudanças de uso da terra e discutir políticas públicas para que os países sul-americanos possam conciliar sustentabilidade, crescimento econômico e distribuição de renda. As apresentações abordarão modelagem e análise de dados, adaptação de ecossistemas, Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação de florestas (Redd+), prestação de serviços ambientais, ente outros temas.
O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, membro do comitê científico do GLP e articulador de sua instalação no Brasil, apresentará os resultados do monitoramento da Amazônia realizado pelo instituto há mais de duas décadas. Também falará sobre as relações entre uso da terra e segurança alimentar.
Leia mais.