Nestas quinta e sexta-feira (3 e 4) de novembro, é realizada no Rio de Janeiro a 2ª Reunião do Comitê Ibero-Americano de Inovação. O encontro é liderado pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, eleito por unanimidade o mandatário do comitê na 1ª Reunião, ocorrida em julho, em Madri.
O Programa Ibero-Americano de Inovação é uma iniciativa multilateral, aprovada na XIX Cúpula de Presidentes e Chefes de Estado Ibero-Americanos, que tem por finalidade promover a competitividade de empresas de 21 países, a partir da colaboração em projetos de P,D&I.
Estarão presentes representantes dos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação de países que integram o programa: Argentina, Brasil, Bolívia, El Salvador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai, além de representantes da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), organismo internacional que apoia a sua implementação. Na pauta, estão previstas a seleção do novo secretário técnico do Programa, que ficará sediado na Finep, e a aprovação do plano de trabalho para 2012.
Durante este segundo encontro, Glauco Arbix também lançará uma linha de crédito especial da Finep, no valor de até R$ 30 milhões, para as companhias ibero-americanas sediadas no país que desejarem cooperação com as empresas brasileiras. O presidente da financiadora apresentará, ainda, um novo sistema virtual, envolvendo portal e rede social, destinado a estreitar o relacionamento entre empresas interessadas em parcerias e novas oportunidades de negócio.
Em razão da presença do secretário-geral Ibero-Americano, Enrique Iglesias, que estará no Rio para participar do encerramento da reunião, será apresentada a Feira Internacional de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Finep por ocasião da Conferência da ONU Rio+20.
Além de Arbix, participarão da sessão de abertura o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Ronaldo Mota; o secretário-geral de Inovação da Espanha, Juan Thomas Hernani; o diretor de Administração da SEGIB, Miguel Del Val; o diretor do Escritório da SEGIB no Brasil, Germán Garcia da Rosa, e o conselheiro Ademar Seabra da Cruz Filho, chefe do Departamento de Tecnologia do Itamaraty (DCTEC/MRE).
Leia mais.