Carlos Nobre fala durante o seminário. Crédito: Lecino Filho/Ascom do MCTI
Com o objetivo de contribuir com as discussões em torno de um mundo mais sustentável, a Universidade de Brasília (UnB) iniciou nesta segunda-feira (24), em Brasília (DF), o seminário internacional Preparando Rio+20, Propondo um Mundo Mais Sustentável.
A proposta da universidade é reunir em um único documento sugestões para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para 28 de maio a 6 de junho de 2012. Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), participou da abertura do seminário o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre.
O secretário apresentou algumas das ações da pasta na construção de uma agenda sustentável. Entre elas, feiras promovidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e o desenvolvimento de produtos verdes. Outra atividade destacada por Carlos Nobre foi a exposição Cores e Sombras da Biodiversidade Brasileira, no Museu Luiz de Queiroz, na Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba (SP). E, por último, o Wikiflora, um portal colaborativo para compartilhamento de informações e estudos sobre a biodiversidade brasileira.
Para Nobre, a Rio+20 é uma oportunidade de discutir de forma ampla os próximos passos para uma sociedade mais sustentável, de uma forma mais filosófica. “O que podemos desejar do mundo? É isso que devemos levar para a conferência. Hoje, representando o ministro [Aloizio] Mercadante, trago em seu nome uma pergunta para refletirmos. Por que não usar a Rio+20 como um grande momento de reflexão?”, finalizou.
Etapas
O reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Junior, disse que o evento se dividirá em três partes. A primeira delas será a realização de uma mesa redonda que discutirá entre outros assuntos a participação dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no processo de discussão da Rio+20. A segunda parte se dividirá em círculos reflexivos de debate com especialistas. E, por último, a definição de uma síntese com diversas sugestões para serem apresentadas a presidenta Dilma Rousseff.
Para Sousa Junior, o seminário é uma responsabilidade inerente à função da própria universidade. “Do ponto de vista institucional da UnB temos a preocupação em realizar debater e promover discussões em prol de mudanças positivas para o país. É importante que a UnB, sendo um espaço crítico, saiba da sua responsabilidade e às vésperas de um encontro envolvendo chefes de Estado de vários países e possa contribuir no sentido de oferecer sua massa crítica”, ressaltou. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também estava entre os participantes.