O presidente da MAN Latin America, Antonio Roberto Cortes, anunciou nesta sexta-feira (21) investimentos de R$ 1 bilhão no Brasil, na produção de caminhões e ônibus. Ele teve audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, participaram.
Roberto Cortes disse que o valor será investido de 2012 a 2016 na expansão da fábrica da empresa em Resende (RJ). Segundo o empresário, a LAN, divisão da Volkswagen, caminha para a marca de 1 milhão de unidades por ano na região e criará mil empregos diretos. Ele também informou que serão produzidos novos modelos e trazidas novas tecnologias.
O ministro Mercadante ressaltou que o Brasil é o quarto mercado mundial de caminhões e o segundo maior produtor de ônibus. “Se soubermos, especialmente nesse cenário difícil, valorizar a força do automercado, continuaremos atraindo investimentos estratégicos”, disse. “É a área que mais impacto tem na cadeia industrial.”
De acordo com o ministro, o polo de Resende está no rumo de se tornar o segundo maior do setor automobilístico do país – condição que, acrescentou o governador Cabral, deve ser atingida em 2013. Mercadante destacou a necessidade de formar mais mão de obra na região por meio de ensino técnico profissionalizante. Ele disse, ainda, que o governo fará um anúncio importante relativo ao setor industrial na quarta-feira.