Estudante simula efeito de chuva em encosta. Crédito: Lecino Filho/Ascom do MCTI
Estudantes e instituições de ensino apostam na criatividade e na inovação para abordar a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011: “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, visitantes podem conferir maquetes e estruturas, e participar de oficinas interativas para reforçar ou ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto.
No estande do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), alunos de museologia, geologia e geofísica mostram ao público a força de um terremoto. Por intermédio de vídeo e programas de computador é possível verificar em imagens, gráficos e em reproduções sonoras a frequência ampliada do fenômeno na crosta terrestre e na superfície. No local também estão instaladas maquetes com demonstrações sobre a movimentação de placas tectônicas e sobre o comportamento de tsunamis e de vulcões.
No espaço montado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), alunos e monitores simulam o impacto das chuvas nas cidades, usando como modelo uma maquete construída de forma sustentável e outra representando o crescimento desordenado. O público pode ainda presenciar a representação de outros fenômenos naturais, como furacões, que são apresentados pelos próprios estudantes, além de dicas para evitar acidentes e amenizar os riscos.
Aprendizado
O aprendizado estimulado na sala de aula em torno da temática também resultou em produtos apresentados na semana. Na oficina interativa do Sesc, os visitantes podem testar os seus conhecimentos num jogo de perguntas e respostas. O material foi elaborado pelos próprios alunos a partir de pesquisas sobre os desastres naturais.
O estudante Alan Seidi, 17 anos, do 3º ano, em conjunto com dois colegas de turma, utilizou os conhecimentos de computação e um software específico para criar animações em torno do tema mudanças climáticas. “Como é uma área de que nós gostamos (informática) é uma forma de aprimorar as habilidades”, comentou.
Em Brasília, os expositores estão distribuídos em três pavilhões, num espaço de 9 mil m2, onde estão instalados 64 estandes. No total, 250 instituições participam das 661 atividades programadas. A Tenda da Ciência funciona até o próximo domingo, no período das 8h30 às 18h30, com horário ampliado nesta quarta-feira (19), até 21h, devido ao cronograma especial estabelecido para a visitação dos estudantes das escolas públicas do Distrito Federal.
A SNCT contabilizou, até o início da tarde desta quarta-feira (19), 12.893 atividades cadastradas, com o total de 551 cidades e 759 instituições participantes.
Leia mais.