Cento e vinte três páginas reúnem detalhadas diretrizes de políticas de âmbito nacional que podem ser adotadas por qualquer instituição encarregada da preservação de acervos culturais. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) disponibilizou em sua página a Política de Segurança para Arquivos, Bibliotecas e Museus, na íntegra. O texto foi elaborado em parceria com Museu Villa-Lobos e publicado em 2006.
O trabalho busca atender às necessidades brasileiras no âmbito da preservação de acervos. Baseados em documentos do Comitê Internacional para Segurança em Museus (International Committee for Museum Security – ICMS), na Política de Preservação de Acervos Institucionais e no Manual Básico de Segurança em Museus, bem como na experiência dos profissionais idealizadores do projeto, questionários foram confeccionados e enviados a 695 instituições que possuem guarda de acervos no Brasil.
“Com o retorno dos questionários, percebemos que a preocupação com a proteção dos acervos culturais era uma constante tanto para os profissionais de museus e arquivos, quanto para os de bibliotecas”, descreve a coordenação geral do projeto, composta por Maria Celina Soares de Mello e Silva, Maria Cristina Mendes, Ozana Hannesch e Solange Rocha, no texto de apresentação do trabalho.
Leia mais.