Pesquisadores e bolsistas abrem as portas de seus ambientes de trabalho no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém, para que a comunidade conheça e aprecie as pesquisas do Parque Zoobotânico e do Campus de Pesquisa. O evento Museu de Portas Abertas, que pretende aproximar os visitantes dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores do museu, inclui palestras, vídeos, exposições e possibilita um vasto contato com o conhecimento científico realizado pela instituição.
O evento faz parte da programação de aniversário do Museu Goeldi, que na quinta-feira (6) comemora 145 anos de existência, e é realizado pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (NUVOP), sob a responsabilidade da pedagoga Helena Quadros. "O principal objetivo é que o visitante tenha contato direto com pesquisadores”, diz ela. “Que a sociedade, escolas, professores e agentes comunitários conheçam os pesquisadores e vejam de perto as pesquisas. O que é que está por trás dos muros do museu.”
Durante 145 anos de pesquisa científica, grandes acervos foram constituídos em diversas áreas, como zoologia, botânica, arqueologia, etnografia, linguística, paleontologia, rochas e minerais. Alguns materiais serão disponibilizados para apreciação do público, tanto no Parque Zoobotânico como no Campus de Pesquisa, durante o evento "Museu de Portas Abertas". Para além das pesquisas, o Parque Zoobotânico conta com sua mostra de fauna e flora da Amazônia.
Leia mais.