O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) concluiu o mapeamento e o cálculo da taxa de desmatamento na Amazônia Legal para o período de agosto de 2009 a julho de 2010. Medido pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), o resultado final, obtido pela análise de 213 imagens Landsat, computou o total de 7.000 km².
A taxa de desmatamento de 2009-2010 indica uma redução de 6,2% em relação ao período anterior (agosto de 2008 a julho de 2009), em que foram medidos 7.464 km² de desmatamento.
A diferença de 8,5% entre a estimativa preliminar de 6.451 km², divulgada em novembro de 2010, e a consolidação da taxa de desmatamento está dentro da margem de erro de 10% estipulada para esta metodologia.
O Prodes é uma das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) e tem sido reconhecido como uma contribuição fundamental pela presteza e transparência na divulgação da informação sobre o desmatamento na região.
Os mapas das áreas de desmatamento, as imagens de satélite utilizadas neste levantamento e os dados tabulares empregados no cálculo da taxa anual estão disponíveis na página do Prodes/Inpe: www.obt.inpe.br/prodes