C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Jovens do Programa Galera Nota 10 realizam exposição no Inpa
Clique para ver todas as fotos de Jovens do Programa Galera Nota 10 realizam exposição no Inpa
Crédito: Eduardo Gomes (Inpa/MCT)
29/09/2011 - 11:11

Sob o tema “Amazonas: vidas fragmentadas”, o Programa Galera Nota 10 lançou na terça-feira (27) a segunda versão do projeto de exposição de artes plásticas no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

O programa tem a missão de integrar os jovens e adolescentes, que se encontram vulneráveis na sociedade, em atividades culturais, esportivas e artísticas, contribuindo dessa forma na prevenção da criminalidade e violência infanto-juvenil.

Para o coordenador geral do programa, Efrânio Maia, é importante “criar um programa onde os jovens fossem lá voluntariamente de forma espontânea, interessados na arte, em cultura e educação” e que incentive jovens de todo o estado a se engajarem no esporte e nas artes.

Os quadros são produzidos pelos próprios adolescentes, sob orientação do coordenador de artes do programa, o artista plástico José Veras, que está sempre em contato com os jovens, observando o progresso deles, seja nos jogos de futebol ou nas pinturas das telas. “Esses jovens só precisam de uma oportunidade para sair das ruas e mostrar todo seu talento e utilidade para a sociedade. Uma vez introduzidos no programa, os jovens não sentem mais vontade de voltar para as ruas, suas vidas começam a ter um sentindo de verdade”, comenta Veras.

A primeira fase do projeto foi em janeiro de 2009 com o tema “Fragmentos de rua”, com propostas de ações socioeducativas gerando oportunidade de um crescimento de emprego e renda. “O programa galera nota dez mudou muito coisa na minha vida, porque eu vivia muito nas ruas e não ia pra escola, e agora não, eu tiro boas notas na escola e também aprendi a pintar quadros, quem sabe no futuro eu me torne uma profissional”, conta a estudante Ingrid Sá de Assis, de 17 anos.

A exposição ficará no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência até dia 22 de Outubro.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação