A Coordenação de História da Ciência (CHC), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), promove, nesta quinta-feira (28), às 14 horas, a palestra Museu Galileu: Obras-primas da Ciência. O professor italiano Paolo Galluzzi, diretor do Museu Galileu, em Florença, na Itália, falará sobre a renovação pela qual o equipamento cultural, antigo Instituto e Museu de História da Ciência (Istituto e Museo di Storia della Scienza), passou nos últimos dois anos e que transformou a instituição em um importante centro de preservação e pesquisa.
Dois telescópios originais e as lentes das objetivas do telescópio com o qual Galileu descobriu as luas de Júpiter são alguns dos objetos conservados pela instituição.
“O Museu não é apenas um caso de um legado inestimável de instrumentos e aparatos experimentais”, diz o professor Galluzzi. “Ele opera como um instituto engajado na pesquisa e documentação, proporcionando à estudiosos ao redor do mundo pesquisas em sua biblioteca especializada, também disponível online, bem como às suas publicações em periódicos e as bases de dados de pesquisas.”
Leia mais.