C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Pesquisa busca prever impactos do desflorestamento na Amazônia
Clique para ver todas as fotos de Pesquisa busca prever impactos do desflorestamento na Amazônia
AmazAlert/Divulgação
26/09/2011 - 19:19

Cientistas de 14 instituições europeias e sul-americanas (Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru) iniciaram um programa de pesquisa para prever o que poderá acontecer com a Amazônia ao longo das próximas décadas. O AmazAlert, orçado em 4,7 milhões de euros, tem como objetivo testar o quanto essas previsões são prováveis e, em caso positivo, antecipar onde, como e quando isso deve acontecer.

O AmazAlert estudará um possível sistema que detecte sinais de degradação de grandes dimensões na floresta, e que inclui um sistema de alerta caso uma situação de perda de floresta irreversível pareça provável. Também avaliará os impactos e efetividade de políticas públicas e medidas para a prevenção da degradação da Amazônia. A equipe será liderada pelos pesquisadores Bart Kruijt, da Universidade de Wageningen, Países Baixos (WUR), e Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também secretário de Programas para Pesquisa e Desenvolvimento Científico.

A reunião inaugural do projeto, financiado conjuntamente pelo European 7th Framework Programme e por organizações nacionais, acontecerá entre 3 e 5 de outubro, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, SP.

A previsão é que dentro de três anos o projeto forneça um conjunto de ferramentas aprimoradas para assessorar as tomadas de decisão na gestão futura da região.

Leia mais.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação