O ministro no seminário em São Paulo. Crédito: Alexandre/Brasileiros
A revista Brasileiros realiza, nesta segunda-feira (26), o quarto encontro da série Seminários Brasileiros. O foco é “Inovação - O Brasil na rota do desenvolvimento científico e tecnológico”. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, participou da abertura.
O diretor de redação da Brasileiros, Hélio Campos Mello, comentou sobre a importância desse debate no momento: "Se no mundo o Brasil é a bola da vez, no Brasil, a bola da vez é o desenvolvimento científico e tecnológico".
Aloizio Mercadante, por sua vez, ressaltou a perspectiva próxima de o Brasil se tornar um dos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo, e a necessidade de o país se preparar para isso. Lembrou, ainda, a ascensão no ranking da inovação e alertou para a importância de o setor privado inovar e investir cada vez mais. Ele citou a construção no interior de São Paulo da primeira fábrica da Apple fora da China.
O ministro contou sobre a colaboração dos hackers com o ministério e falou sobre a importância de o país explorar, de maneira sustentável, os recursos da Amazônia. Ao fim de sua palestra, homenageou o neurocientista Miguel Nicolelis e informou que se empenhará pela continuidade de suas pesquisas.
Leia mais. Confira a apresentação. Painel O primeiro painel de debate, "O fomento à inovação, pesquisa e desenvolvimento no Brasil", teve a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix.
Os palestrantes trataram sobre as mudanças no cenário científico-tecnológico na última década e os desafios na área. Também participaram do painel o diretor-presidente do Instituto Tecnológico Vale, Luiz Eugênio Araújo de Mello, e o economista e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo Luiz Gonzaga Belluzzo.
Leia mais.