O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Ignacio Salcedo, participou do Seminário Nacional Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil, em Salvador (BA).
O evento, na semana passada, foi uma realização do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (FórumDRS) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O objetivo foi promover um debate estruturado sobre o Programa de Gestão do Conhecimento nas Zonas Semiáridas do Nordeste, com vistas a propor recomendações para a implementação deste Programa.
Participaram cerca de 200 gestores públicos e técnicos, dirigentes de movimentos sociais, de organizações não governamentais e de organismos de fomento e acadêmicos que realizam iniciativas relacionadas à gestão do conhecimento.
Com o tema “Iniciativas governamentais e das organizações sociais para o desenvolvimento sustentável do Semiárido”, cinco especialistas de diferentes órgãos esboçaram experiências e desafios no terceiro painel do dia 15. Como um dos integrantes do painel, Ignacio Salcedo discutiu o tema “Boas práticas de manejo sustentável do ambiente do Semiárido e de seus recursos naturais”, valendo-se dos mandamentos de Padre Cícero sobre ecologia para refletir sobre a região.
O diretor do Insa também participou do Painel Final, cujo objetivo foi estabelecer, em conjunto com parceiros potenciais presentes no evento, a pauta para pôr em marcha o Programa Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil.
Leia mais.