O ministro Mercadante em entrevista ao jornal. Crédito: Rui Baron/Valor
Reportagem do jornal Valor Econômico destaca a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O texto cita a empresa como “a grande aposta do governo Dilma Rousseff para fortalecer a indústria brasileira diante da competição com produtos importados de alto teor tecnológico”.
A matéria também informa que o modelo é “largamente baseado no sucesso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criada em 1973, no auge do milagre econômico, e na alemã Fundação Fraunhofer” e que a estrutura será enxuta.
O jornal acrescenta que a Embrapii contará, inicialmente, com R$ 30 milhões para emprestar a três institutos de pesquisa já conveniados: o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai-Cimatec).
O texto traz entrevista com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. "O foco do repasse de recursos será a demanda", afirma o ministro. "A Embrapii fechará um contrato de gestão com o instituto de acordo com a carteira de projetos de inovação coletada junto às fábricas."
Leia mais.