Esta página tem por finalidade apresentar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, para o Biênio de 2013-2015.
A primeira versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi elaborada em 2009, dando início às ações estruturadas de governança e gestão de TI no órgão. Á época, o Ministério seguia o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010 e, a partir de 2012, as diretrizes institucionais passaram a ser definidas pela Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2012-2015.
O PDTI MCTI 2013-2015 reflete a continuidade e aperfeiçoamento do planejamento das ações voltadas à área de Tecnologia da Informação - TI - com foco nos projetos e ações contínuas de TI alinhadas à EGTI 2013-2015, às diretrizes governamentais para as áreas de Tecnologia da Informação da Administração Pública Federal e Segurança da Informação e Comunicações, às necessidades de negócio do Ministério; ao Plano de Logística Sustentável do MCTI; ao Plano de Metas CGTI 2011-2012; e as demandas dos órgãos de controle interno e externo, visando à melhoria contínua do modelo de Governança de TI.
A abrangência deste PDTI limita-se aos órgãos de assistência direta e imediata ao Ministro de Estado (Gabinete, Secretaria-Executiva, Assessoria de Assuntos Internacionais, Consultoria Jurídica); aos órgãos específicos singulares (Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Secretaria de Política de Informática), denominados neste documento como órgãos da Administração Central do MCTI, e às Unidades Descentralizadas (Representação Regional no Nordeste e Representação Regional no Sudeste).
A elaboração do PDTI/MCTI para o período de 2013-2015, baseou-se, com adaptações, na metodologia proposta no Guia de Elaboração de PDTI do SISP – versão 1.0. O documento foi elaborado seguindo cada fase do processo, a saber: preparação, diagnóstico e planejamento; visando à efetiva utilização da informação e da tecnologia como suporte aos objetivos institucionais. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho criado pelo Comitê Executivo de Tecnologia da Informação - CETI, sendo aprovado pelo Secretário Executivo do MCTI por meio da portaria nº 27/2013 - SEXEC, publicada no Boletim de Serviço Nº 20 - Suplementar, de 7 de novembro de 2013.
Em 2015 o Comitê Executivo de Tecnologia da Informação (CETI), em reunião ordinária ocorrida em 27 de julho de 2015, aprovou a primeira revisão do PDTI 2013-2015 e encaminhou para homologação da Secretaria Executiva. A primeira revisão do PDTI 2013-2015 foi homologada por intermédio da portaria nº 73, de 02 de dezembro de 2015, da Secretaria Executiva do MCTI.
Para consultar o PDTI MCTI 2013-2015 na íntegra, clique aqui.