C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Observatório Nacional descobre indícios de rio debaixo do Amazonas
Clique para ver todas as fotos de Observatório Nacional descobre indícios de rio debaixo do Amazonas
Divulgação/ON
25/08/2011 - 16:45
Pesquisadores da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI) apresentaram um trabalho no 12º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio de Janeiro, apontando indícios da existência de um rio subterrâneo debaixo do Rio Amazonas.

A descoberta faz parte de um trabalho de doutorado da aluna Elizabeth Tavares Pimentel, sob orientação do pesquisador Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica. O trabalho é baseado na análise de dados de temperaturas de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras, nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica. A área de estudo abrange as bacias sedimentares de Acre, Solimões, Amazonas, Marajó e Barreirinhas.

Os resultados obtidos permitiram identificação de movimentação das águas subterrâneas em profundidades de até 4 mil metros. A metodologia utilizada se baseia na identificação de sinais térmicos típicos de movimentos de fluidos em meios porosos.

Conforme os resultados das simulações computacionais, apresentadas pela doutoranda, o fluxo de águas subterrâneas é, predominantemente, vertical até cerca de 2 mil metros de profundidade, mas muda de direção e se torna quase horizontal em profundidades maiores. O sentido do fluxo lateral é de oeste para leste, iniciando-se na região de Acre, passando pelas bacias de Solimões, Amazonas e Marajó e alcançando as profundezas do mar, nas adjacências de foz de Amazonas.

Segundo o professor Hamza, essas características são semelhantes às de um rio subterrâneo debaixo de Rio Amazonas. Os integrantes do Laboratório de Geotermia do Observatório Nacional nomearam esse fluxo subterrâneo de Rio Hamza, em homenagem ao professor.

Leia mais.
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação