C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Mercadante participa de assinatura para criar parque de inovação
Clique para ver todas as fotos de Mercadante participa de assinatura para criar parque de inovação
Mercadante cumprimenta o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, durante o 83º Enic. Crédito: Alexandre Ondir/Divulgação SindsCon-SP
11/08/2011 - 17:27
O projeto de edificação do Parque de Inovação Tecnológica para a Construção foi assinado nesta quinta-feira (11), em São Paulo. Participaram da assinatura simbólica, em parceria, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, pelo presidente do SindusCon-SP Sergio Watanabe, pelo chefe executivo da Fundação de Pesquisa de Edificações da Inglaterra (BRE), Peter Bonfield, e pelo presidente da CBIC, Paulo Safady Simão.

A cerimônia fez parte do segundo dia do 83° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

O parque de inovação será construído em Brasília. A futura instalação contará com um orçamento de aproximadamente R$ 15 milhões. O projeto estará localizado em um terreno cedido pela Universidade de Brasília e demonstrará novos métodos de engenharia e tecnologia, reduzindo o custo da obra. Também participaram do painel “Inovação na construção” a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e a jornalista Cristiane Pelajo.

Investimento na formação

No debate, o ministro destacou a importância do investimento em graduandos e doutores por meio de 75 mil bolsas em universidades no exterior em áreas estratégicas como ciências, engenharia e tecnologia, meta do Programa Ciência sem Fronteiras. Ele participou do segundo dia do 83° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em São Paulo.

“É preciso criar a base da economia do conhecimento e investir no desenvolvimento de talentos”, afirmou Mercadante, que ressaltou também a segurança do país frente à adversidade do mercado externo. “O cenário internacional está cheio de desafios e barreiras, porém estamos fortalecidos para enfrentá-lo”.

Ele e Miriam Belchior comentaram os resultados alcançados pela economia brasileira por meio da construção civil e as perspectivas do setor para os próximos anos.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida foram os principais temas abordados pela ministra. Segundo ela, o PAC incentivou os investimentos nos setores público e privado, aumentou o número de empregos e a geração de renda e acelerou o crescimento econômico do país.

De acordo com Miriam Belchior, por meio da facilidade ao crédito e do crescimento das classes populares, pode-se afirmar que a demanda interna impulsionou o crescimento e a consolidação da construção civil brasileira, que representou em 2010, 4,5% do PIB do país, ou seja, R$ 165 bilhões. Além disso, mais de 2,5 milhões de empregos foram gerados pelo setor em 2010.

O evento, em São Paulo, discute até sexta-feira (12) temas como habitação, infraestrutura, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais. Leia mais: https://www.enic.org.br/
Outras Imagens
Mercadante fala no 83º Enic. Crédito: Alexandre Ondir/Divulgação SindusCon-Sp
Mercadante fala no 83º Enic. Crédito: Alexandre Ondir/Divulgação SindusCon-Sp
Mercadante fala sobre inovação na construção durante o 83º Enic. Crédito: Alexandre Ondir/Divulgação SindsCon-SP
Mercadante fala sobre inovação na construção durante o 83º Enic. Crédito: Alexandre Ondir/Divulgação SindsCon-SP
Público do painel “Inovação na Construção” durante o 83º Enic. Crédito: Alexandre Ondir/Divulgação SindsCon-SP
Público do painel “Inovação na Construção” durante o 83º Enic. Crédito: Alexandre Ondir/Divulgação SindsCon-SP
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação