Edição Informe Setec 18/2011 • Brasília,  09 de agosto de 2011

Última chamada do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia

Atenção pesquisadores: faltam apenas 15 dias para o prazo final de envio dos trabalhos para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia de 2011, que devem tratar do tema "Tecnologias para o desenvolvimento sustentável". As inscrições estão abertas até o dia 22 de agosto, por meio do site: https://eventos.unesco.org.br/premiomercosul/.

O Prêmio, criado pela RECyT, é apoiado pela UNESCO; pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC); pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai; pelo Ministério de Educação e Cultura do Uruguai; e pelo Observatório Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela. Conta com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/Brasil) e, a partir deste ano, recebe também o patrocínio da empresa Sangari do Brasil.

Os trabalhos podem tratar de "questões referentes à redução das desigualdades sociais, à conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, ao aumento do bem-estar, ao aprimoramento dos sistemas sociais mantidos ao longo do tempo e à adoção de novos paradigmas de desenvolvimento econômico, que levem em conta a redução do impacto da ação humana sobre o meio ambiente", como explica o regulamento.

O Prêmio é aberto a estudantes e pesquisadores do Brasil e de todos os países integrantes do MERCOSUL: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Dividido em quatro categorias listadas abaixo, a premiação abrange do ensino médio ao doutorado.

§ Iniciação Científica – estudantes de ensino médio de até 21 anos, com ou sem orientação de professor – Prêmio: U$ 2,000;

§ Estudante Universitário – universitários, com ou sem orientação de professor (sem limite de idade) – Prêmio: U$ 3,500;

§ Jovem Pesquisador – graduados de até 35 anos – Prêmio: U$ 5,000;

§ Integração – equipes de pesquisadores graduados de pelo menos dois dos países listados (sem limite de idade) – Prêmio: U$ 10,000.

A cerimônia de entrega do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia será realizada em novembro de 2011, no Uruguai, em data a ser definida. Para mais informações, acesse o site: https://eventos.unesco.org.br/premiomercosul/.

Unesco, 08/08/2011

Seminário destaca importância da propriedade intelectual

Em tempos de acirrada competição global e temores de crise, o Brasil deve investir cada vez mais em inovação e propriedade intelectual para garantir uma posição plenamente competitiva para as empresas nacionais.

Essa foi a principal mensagem do seminário Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico de Fomento à Inovação e à Competitividade, realizado em Brasília nesta terça-feira (9) numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI/MDIC). O evento foi transmitido para cinco instituições ligadas ao MCTI em diversos locais do Brasil.

Durante o evento, a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Ana Lúcia Torkomian, ex-integrante do MCTI, lembrou que uma das prioridades da pasta é gerar mais inovação e novas patentes no Brasil.

Uma das providências para estimular a inovação já está em andamento: a crescente aproximação entre as instituições acadêmicas e as empresas, como destacou o presidente do INPI, Jorge Avila.

MCT, 09/08/2011

Ciência sem Fronteiras é construção de futuro, diz Dilma

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira (8) que com o Ciência sem Fronteiras o Brasil está construindo seu futuro. Esse foi o tema do Café com a Presidenta, programa semanal de rádio em forma de entrevista. Nesta edição, ela defendeu a necessidade de investimento em inovação.

“Queremos que os estudantes brasileiros possam estudar nas melhores universidades do mundo, e voltar para o Brasil capazes de aplicar tudo o que estudaram, aprenderam e pesquisaram lá fora, em ciência, tecnologia e inovação”, disse Dilma. “Com o Ciência sem Fronteiras, estamos construindo o nosso futuro.” Os acessos ao site do programa de bolsas já passam de 1,5 milhão.

A presidenta destacou as áreas priorizadas, “ligadas a ciências exatas, às engenharias, à matemática, à física, à biologia, à ciência da computação, às ciências médicas e a todas as áreas tecnológicas”, que ela considera fundamentais para a economia, especialmente para dar competitividade à indústria e criar empregos de qualidade em larga escala. O áudio e a transcrição estão disponíveis aqui.

Dilma Rousseff ressaltou ainda a forma de seleção dos participantes: “Vamos selecionar os melhores estudantes do país pelo critério mais justo, o mérito. A partir de agora, estudar no exterior não vai ser um privilégio dos mais ricos, vai ser uma oportunidade para os estudantes que se esforçarem, mesmo aqueles de famílias mais pobres.”

Participação das empresas

No programa, a presidenta comemorou, ainda, a adesão de setores da indústria à proposta. “A Fenabrave, que é a federação das agências de automóveis, já se comprometeu”, contou. “A Federação dos Bancos e a Anfavea, da indústria de carros, também já fizeram suas ofertas. E empresas estrangeiras que atuam no Brasil também já se manifestaram.” Ela afirmou ter certeza de que se atingirá a meta de 25 mil bolsas custeadas pela iniciativa privada, totalizando 100 mil com as que serão oferecidas pelo governo.

Sobre a inovação, a presidenta da República disse que é fundamental para que os produtos brasileiros tenham mercado num cenário internacional de alta competitividade. Ela citou o Plano de Inovação do Brasil e o programa Brasil Maior como iniciativas nesse rumo e como preparação para enfrentar o período de tensão na economia mundial.

O programa Café com a Presidenta é produzido pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) sob supervisão editorial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
MCT, 08/08/2011

• Interface da educação com inovação - 

• Integração e inovação - 

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500