C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Bolsista do Ibict visita a Universidade de Zaragoza, na Espanha
Clique para ver todas as fotos de Bolsista do Ibict visita a Universidade de Zaragoza, na Espanha
Crédito: Ibict
03/08/2011 - 10:38

De volta a Brasília, após um mês na Universidade de Zaragoza (Unizar), Espanha, Rodrigo Rabello, bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT), relata como foi a visita técnica – que contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em Zaragoza, Rabelo foi recebido pelo professor Dr. Francisco Javier García Marco, que coordena o projeto Infoscopos: el observatorio de la nueva ecología de la información, e que gentilmente contribuiu descrevendo suas experiências de trabalho no projeto ora em andamento. A visita técnica foi o ponto de partida para que Rodrigo trouxesse apontamentos para a elaboração do projeto do Observatório da Qualidade dos Produtos e Serviços do Ibict, sob a responsabilidade da Coordenação Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados. Leia, a seguir, a entrevista:

Comunicação - Como surgiu a ideia do Observatório da Qualidade dos Produtos e Serviços do Ibict?

Rodrigo Rabello – A ideia inicial partiu do diálogo da equipe de Avaliação de Produtos e Serviços com a professora Dra. Maria Nélida González de Gómez, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict. Na ocasião, pensamos em elaborar um projeto de um observatório que pudesse incorporar e dar continuidade ao trabalho de avaliação dos produtos e serviços de informação com foco nos usuários. À luz de tal possibilidade, surgiu a oportunidade de uma visita técnica com uma bolsa negociada pelo Instituto junto ao CNPq. A partir daí, entrei em contato com o Dr. García Marco, meu ex-professor no doutorado da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O professor foi solícito e generoso em me receber para trocarmos experiências sobre os trabalhos realizados na Unizar e no Ibict.

Comunicação – Quais foram os objetivos da visita técnica?

Rodrigo Rabello – O intuito foi realizar uma prospecção para coleta de informações e conhecimento de aspectos teóricos, metodológicos e operacionais do projeto Infoscopos. Além disso, objetivou-se estabelecer uma interlocução com vistas a uma futura parceria do Ibict com a Unizar.

Comunicação – Como foi idealizado o Infoscopos?

Rodrigo Rabello – O Infoscopos, da forma com que foi idealizado, representa o projeto de um observatório de caráter independente sobre a informação e documentação espanhola, cujas ambições consistem em integrar as ações de cooperação internacional no referido campo. Uma plataforma de ação importante do Infoscopos consiste no desenvolvimento de um portal baseado em tecnologias cooperativas de Web social e semântica.

Comunicação – O que você gostaria de destacar em seu encontro com o Dr. García Marco?

Rodrigo Rabello – O diálogo com o Dr. García Marco proporcionou uma visão geral da infraestrutura, dos objetivos e das linhas de ação do projeto Infoscopos, bem como um direcionamento da reflexão inicial de se conceituar o Observatório da Qualidade à luz da missão do Ibict e das particularidades dos seus produtos e serviços de informação. O professor García Marco manifestou ao diretor do Ibict, professor Dr. Emir Suaiden, o interesse em realizar futuras parcerias entre as duas instituições.

Comunicação – Qual é o próximo passo para o desenho do Observatório?

Rodrigo Rabello – A ideia é organizar um workshop, no primeiro semestre de 2012, com número limitado de especialistas brasileiros e estrangeiros visando coletar subsídios para a elaboração final do projeto do Observatório.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação