O jornal uruguaio El País desta sexta-feira (29) destaca a possibilidade de reduzir preços de medicamentos com a cooperação entre Brasil e Uruguai. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, esteve no país vizinho nesta semana para tratar de uma série de pautas bilaterais e relativas ao Mercosul, bloco que as duas nações integram.
El País cita, entre as decisões, a de fortalecer a produção de genéricos e criar um marco regulatório comum na área. Além disso, aponta a futura integração do Uruguai ao Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia.
"Não viemos para fazer diplomacia científico-tecnológica, viemos para fazer ciência, tecnologia e inovação, juntos", disse Mercadante ao diário, que lista as cinco áreas de trabalho estabelecidas: tecnologia da informação; fármacos e biotecnologia; agropecuária; mudança climática; e nanotecnologia e novos materiais. Em cada área dessas, informa a matéria, uma comissão bilateral deve estabelecer prazos, pressupostos e prioridades antes de setembro.
O ministro comentou que ciência, tecnologia e inovação poderiam constituir um eixo de desenvolvimento regional.
Leia o texto.