C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Museu Ciência e Vida recebe exposição do Mast
Clique para ver todas as fotos de Museu Ciência e Vida recebe exposição do Mast
Crédito: Douglas Falcão, Monica Dahmouche e Carlos Bielschowsk: parceria
26/07/2011 - 09:51

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) inaugurou na semana passada a exposição itinerante “Imagens do Céu, Ontem e Hoje”, no Museu Ciência e Vida, no município de Caxias, na baixada fluminense. Os aparatos elaborados pelo Mast integram as atrações do Museu, pertencente à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), até outubro.

A exposição aborda cinco temas, em módulos com apresentações multimídia e aparatos que facilitam o entendimento da ciência. O Universo, Espectroscopia, Telescópios, Observando o Céu e a Astronomia na Bandeira do Brasil convidam o visitante a aprender sobre o cosmos. Monica Dahmouche, diretora do Museu Ciência e Vida, comenta que a parceria com o Mast vem para somar às outras atrações que o espaço prepara para este mês.

“Inauguramos a exposição do Mast, a do Museu Nacional, ‘Meteorito: A Sonda Espacial do Homem Pobre’ e a ‘Moluscos, Jóias do Mar’, em parceria com a Universidade de São Paulo. No dia 4 de agosto, chega a exposição sobre energia nuclear e dia 15, a Química no Cotidiano é outro atrativo”, relata Monica

Ela lembra que a parceria com o Museu existe há mais de 15 anos, apesar da inauguração do Museu Ciência e Vida ter acontecido apenas no ano passado. “Os projetos Caravana e Praça da Ciência acontecem durante muitos anos”, conta. Douglas Falcão, coordenação de Educação em Ciências (CED), confirma o entrosamento entre as instituições e acrescenta que o Mast cumpre sua missão: reforçar e implantar novos modelos de ciência no Brasil.

“O projeto foi proposto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) junto com o Ciência e Vida. Imaginamos que, nos próximos três meses, vamos conseguir aumentar a visibilidade do Mast na baixada”, afirma Falcão. Ele ressalta ainda que um DVD, com todas as apresentações multimídia presentes na exposição, estão disponíveis para os professores que visitarem a mostra.

“Isso aqui vai bombar”, comenta otimista Carlos Bielschowsky, presidente da Fundação Cecierj. Na inauguração, ele comentou que o Museu entra em uma trajetória muito importante, com ampliação na capacidade de atendimento para os próximos meses.

“Esse museu passa a ser bastante operacional a partir do dia 15, quando esperamos, com todas as exposições, ter 600 visitantes por dia”, comenta. Bielschowsky lembrou que o Museu passa por obras no 2º e 3º andares e que, em outubro, abrigará uma sala de cinema 3D.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação