C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Vencedora do Prêmio José Reis palestra na SBPC
Clique para ver todas as fotos de Vencedora do Prêmio José Reis palestra na SBPC
Crédito: Carlos Cruz
13/07/2011 - 07:52

O Centro de Cultura e Eventos, sala quatro, da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, recebeu na tarde de segunda-feira (11/7), palestra com a vencedora da 31ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, Ana Lúcia Vieira de Azevedo. O tema foi "Ciência, Cultura, Desenvolvimento e Espetáculo” .

A abertura foi feita pelo diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, que destacou a importância da palestra integrar as atividades da 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. “Agradecemos a oportunidade de realizar essa conferência na SBPC, bem como de entregar o Prêmio na abertura do evento”. Barral apresentou a laureada, destacando a importância do trabalho realizado pela jornalista do jornal O Globo ao longo de 20 anos de experiência.

Ana Lúcia contou sua trajetória no jornal, onde entrou como trainee e exerceu as diversas atividades ligadas ao jornalismo como repórter, coordenadora e redatora. De forma descontraída a jornalista falou sobre a paixão pela divulgação da ciência e as especificidades da área. “Antigamente as notícias vinham muito de agências e estavam ligadas ao cenário internacional, mas a Rio 92 foi um marco, em seguida Ciência virou uma editoria como Política”.

Segundo a jornalista, hoje as matérias da área científica ocupam mais as páginas nobres do jornal como a capa e a contracapa, além disso, uma pesquisa realizada pelo O Globo revelou que Ciência é o segundo assunto preferido pelos leitores jovens, de até 40 anos, o quê é extremamente promissor já que as pessoas gastam em média até 40 minutos por dia para ler um jornal e por isso acabam desprezando alguns assuntos.

“Após uma luta de 10 anos a editoria de Ciênciatem hoje uma página inteira, por dia, antes era meia página. Também pretendemos transformar o caderno semanal Planeta Terra em uma revista quinzenal, com melhor qualidade de impressão, pois o papel jornal tem baixa durabilidade e as pessoas colecionam esse material”, afirmou Ana Lúcia.

A ganhadora do Prêmio José Reis falou ainda sobre a importância de escrever sobre a Ciência de forma clara, buscando o equilíbrio entre a “Ciência do Desenvolvimento” e a “Ciência do Deslumbramento”, pois é obrigação do jornalista aproximar a ciência do cotidiano das pessoas.”O nosso leitor é qualquer um. Não estamos escrevendo para cientistas, estamos escrevendo sobre ciência. Os assuntos devem ser apresentados de forma agradável e acessível ao leitor, pois essa é uma das poucas áreas que ainda causam fascínio nas pessoas”, destacou.

A palestrante

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ana Lúcia é editora de Ciência, Meio Ambiente, História e Saúde do jornal O Globo e apontada como uma das profissionais mais experientes em jornalismo científico no Brasil.

Tem mais de mil reportagens publicadas sobre temas ligados à Ciência em jornal diário. Recebeu diversos prêmios da mídia nacional e estrangeira, entre eles o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2002. 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação