O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, visitou, na manhã desta segunda-feira, (11), o estande do Programa Espacial Brasileiro, na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No estande, o ministro ouviu explicações sobre as maquetes expostas, os produtos desenvolvidos pela indústria nacional para o Programa Espacial. Pela primeira vez, os atores do PEB se apresentam juntos, no mesmo espaço, na SBPC.
No evento de abertura da SBPC, realizado no domingo (10), Mercadante afirmou que imagens de satélites, um dos produtos do programa espacial, são de extrema importância para a segurança e para a soberania do país. “Elas serão essenciais para que possamos resolver o embate entre o meio ambiente e a agricultura”, disse o ministro. Essas imagens também serão usadas pelo Centro de Monitoramentos de Desastres Naturais (Cemaden), que será instalado na unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP).
Segundo ele, o sistema terá papel fundamental na proteção à vida. “Nossa missão será proteger e salvar vidas. Ainda neste mês, lançaremos um concurso público para contratação de pesquisadores e técnicos, que terão a missão de acompanhar dados de satélites e informações emitidas por diversos equipamentos, tais como pluviômetros”, declarou.