Abertas as inscrições para o Prêmio Finep de Inovação 2011
Estão abertas as inscrições para a edição 2011 do Prêmio Finep de Inovação. Empresas e instituições de C,T&I podem se inscrever até 14 de outubro no site do Prêmio. Com o conceito 'Inovar é investir no futuro', a campanha de divulgação contará com e-mails e banners com desenhos criados por filhos e netos de funcionários da Finep, escolhidos por meio de concurso interno, o 'Prêmio Finep Mirim'.
O Prêmio tem duas fases: as regionais, cujos resultados estão previstos para novembro, e a nacional, que terá sua premiação em março de 2012. Este ano, a Premiação tem várias novidades: serão cinco categorias na etapa regional - Micro/Pequena Empresa, Média Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social e Inventor Inovador - e duas categorias especiais, disputadas apenas na etapa nacional - Grande Empresa e Inovar.
O Prêmio Inovar, que era uma iniciativa separada, passa agora a ser uma categoria do Prêmio Finep e tem condições específicas. Para ela, as inscrições vão de 2 de setembro a 6 de outubro de 2011. Os vencedores ganharão o troféu Inovar. A categoria Gestão da Inovação, instituída em 2010, não faz mais parte da premiação.
As sedes das premiações regionais em 2011 serão: Goiânia (GO), região Centro-Oeste; Campina Grande (PB), região Nordeste; Florianópolis (SC), região Sul; Porto Velho (RO), região Norte; e São Paulo (SP), região Sudeste. A final nacional acontece tradicionalmente em Brasília.
Esta é a 14ª edição do Prêmio. Ano passado, foram 885 inscrições em todo o Brasil: Norte, 82, Nordeste, 159, Centro-Oeste, 113, Sudeste, 307, e Sul, 224. De um total de sete categorias premiadas, a de Tecnologia Social coube à Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, de Manaus (AM). O troféu da categoria Pequena Empresa foi para a Softwell Solutions em Informática (BA), e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R foi escolhido a melhor Instituição de Ciência e Tecnologia. A Embraco (SC) conquistou duas premiações - Grande Empresa e Gestão da Inovação. Também foram vencedores a Treetech Sistemas Digitais (SP), como Média Empresa, e o Inventor Inovador Julio Abel Segalle, de São Paulo.
Prêmio FINEP e apoios
Criado em 1998, o Prêmio Finep de Inovação é uma iniciativa da própria Financiadora, com apoio de parceiros locais. No caso de outros prêmios, como o Prêmio Nacional de Inovação, organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), e o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), a Finep atua apenas como instituição apoiadora.
MCT, 17/06/2011
Mercadante quer comissão para o setor de tecnologia da informação e comunicação
Mais competitividade para o mercado de software. O governo federal está empenhado em promover ações que alavanquem as importações, o mercado interno e a formação de recursos humanos. Para isso, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, deverá criar uma comissão responsável por pensar em uma política de fomento ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no mesmo formato da Comissão do Futuro. A proposta do ministro é impulsionar o setor que movimenta anualmente mais de 80 bilhões de dólares e, com isso, representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Durante encontro com o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Antonio Gil, Mercadante disse que o primeiro passo para impulsionar o setor já foi dado com os investimentos da Foxconn na fabricação de tablets e smartphones. “Recentemente, tivemos a notícia, que mais uma empresa responsável por fabricação de memória de computador virá para o Brasil, com investimentos de mais de 100 milhões de dólares. Essa comissão dará suporte a toda a cadeia produtiva. Entretanto, a ideia é uma preocupação especial com o mercado de software”, disse.
Outra proposta do ministro Aloizio Mercadante é a criação da Olimpíada da Tecnologia da Informação. “Precisamos despertar novos talentos”, enfatizou. O ministro explicou ainda que na proposta da presidenta da República de criação de 75 mil vagas de estudos no exterior em quatro anos está previsto também incentivos para capacitação em TI. “O projeto está em formatação pelo governo federal e dentro de pouco tempo deverá ser anunciado”, complementou.
Mercado
O mercado de software brasileiro é formado por mais de 1 milhão de profissionais. De acordo com o presidente da Brasscom, Antonio Gil, a meta do setor é atingir até 2020 um faturamento na ordem de 200 bilhões de dólares. O mercado mundial, em 2010, registrou um faturamento de 1,5 trilhão de dólares. O ranking dos países em termos de faturamento, o Brasil ocupa a oitava colocação em se tratando de Tecnologias da Informação. Já em TICs, o país sobe uma posição e se classifica em sétimo lugar.
MCT 16/06/2011
Secretário participa de Seminário Brasil-China no Itamaraty
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota, participa, nesta sexta-feira, 17, da mesa Brasil-China: Agenda de Colaboração no Seminário Internacional "Brasil e China no reordenamento das relações internacionais: desafios e oportunidades". O evento ocorre entre os dias 16 e 17 de junho, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Além de Mota, participam do evento o Embaixador Celso Luiz Nunes Amorim, Embaixador José Vicente de Sá Pimentel, Dr. Jayme Martins, Professor Jin Canrong, Professor Luiz Pinguelli Rosa, Professor João Franklin Abelardo Pontes Nogueira, entre outros.
Mais informações pelo email funag.ipri@itamaraty.gov.br.
Silvana Barletta, 17/06/2011
|
|