A Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) promove, de março a novembro, o ciclo de palestras “Encontro com a História”. O tema de 2011 é “A Ciência no Mundo Contemporâneo”. Amanhã (14) e na quinta-feira (16), o Museu recebe Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Luciano Figueiredo, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e editor da Revista de História da Biblioteca Nacional. As palestras são gratuitas e acontecem no auditório do Museu, na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão.
Amanhã (14), às 14 horas, o pesquisador Marcos Dantas, da UFRJ, fará a palestra “Globalização, Democracia e Desenvolvimento Científico: A Revolução das Comunicações e o Papel da Internet”. Dantas falará sobre a origem da internet, seu desenvolvimento e sua influência no meio científico e político.
“A internet veio sendo cada vez mais colonizada pelo investimento financeiro, dando origem a conflitos entre os interesses comerciais, que visam lucro, e uma grande comunidade comprometida com os ideais de uma rede aberta e radicalmente democrática”, explica Dantas.
Luciano Figueiredo quer mostrar as diferenças entre divulgação científica e popularização da ciência, abordando História como uma disciplina com pouca tradição de divulgação. Segundo ele, a revista Nossa História, lançada em 2003, teve o papel fundamental para o aumento da divulgação da disciplina.
“Jornalistas fazem a popularização da ciência. Divulgação Científica é de responsabilidade dos historiadores. História, como qualquer disciplina acadêmica, tem controle de qualidade, pré-requisitos que devem ser respeitados. Historiador não pode explorar o bizarro”, explica Luciano Figueiredo.
Encontro com a História
O Encontro com a História acontece no Museu com transmissão em tempo real pelo website www.mast.br. A série começou em 1998 como Seminários Internos do antigo Departamento de Pesquisa do Museu de Astronomia. A partir de 2002, estes seminários foram abertos ao público e, já com o nome atual, passaram a debater resultados recentes de pesquisas acadêmicas.
Segundo Ana Lucia Villas Boas, coordenadora do evento, o tema de 2011, “A Ciência no Mundo Contemporâneo”, pretende “abordar temas científicos atuais de grande relevância, afim de esclarecer diversos públicos, divulgar, informar e discutir questões relativas ao conhecimento científico que possam ser úteis a sociedade, além de ampliar a formação da consciência cidadã e histórica”.
Confira a programação:
Amanhã - dia 14
Globalização, Democracia e Desenvolvimento Científico: A Revolução das Comunicações e o Papel da Internet
Professor e Pesquisador Marcos Dantas (UFRJ)
16 de junho
História e Divulgaçao Científica: Alguns Desafios
Luciano Figueiredo (editor da Revista de História Biblioteca Nacional)
12 de julho
O Início da Corrida Nuclear nos anos 70 e o Protocolo da Construçao da Confiança entre Brasil e Argentina
Professora Doutora Tatiana Pedro do Coutto (CPDOC-FGV)
Professor Clóvis Brigagão (Universidade Cândido Mendes)
16 de agosto
Mapas do Brasil: a História do Cartografia como Campo de Estudo
Paulo Knauss (diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro)
13 de setembro
A Concentraçao do Saber Científico, a Inovaçao Tecnológica e o Mundo dos Excluídos
Professor Daniel Santiago Chaves (editor-chefe do Boletim do Tempo Presente - UFRJ / editor-responsável do Boletim "Das Américas" - NUCLEAS / UERJ)
20 de outubro
Tecnologia social e desenvolvimento sustentável
Claudio Bocayuva (Programa de pós-graduaçao em Relações Internacionais da PUC)
8 de novembro
Ciencia e fé no século XXI: Alguma coisa mudou?
Henrique Lins e Barros (CBPF)