C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
CGEE disponibiliza para download publicação sobre a Amazônia
09/06/2011 - 08:40

O Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos (CGEE/MCT) disponibiliza para download a publicação REDD no Brasil: um enfoque amazônico. A obra traz a inquestionável liderança nas discussões internacionais sobre mitigação das causas e adaptação às consequências das mudanças climáticas. O trabalho propõe uma estrutura em torno da qual o debate sobre as alternativas abertas à Amazônia possa resultar nas melhores escolhas para as atuais e as futuras gerações.

A crise econômica mundial, iniciada em 2008, esfriou o compromisso dos países desenvolvidos com metas mais ambiciosas de redução de emissões e com o apoio tecnológico e financeiro aos países pobres. No vácuo de liderança dos países ricos, responsáveis históricos pelo acúmulo de gases de efeito estufa (GEE), o Brasil se comprometeu com metas extremamente ambiciosas de redução de emissões e com apoio aos países mais pobres da América Latina e da África.

Nas últimas décadas, a conversão de floresta para a produção agropecuária na Amazônia tem sido a mais importante fonte nacional de GEE. Cerca de metade das emissões brutas de GEE advém da incorporação de novas áreas à pecuária, a grande maioria na Amazônia. Nos últimos anos, a taxa bruta de desmatamento vem caindo, o que permite que o Brasil se adiante mesmo em relação às metas que voluntariamente assumiu em Copenhague. No entanto, a continuidade da trajetória de redução do desmatamento depende de uma delicada redefinição do próprio modelo de desenvolvimento.

A SAE/PR definiu a linha da reflexão em torno de duas perguntas fundamentais: quem tem carbono na Amazônia? e como funcionaria um mercado compensatório de carbono na região, especialmente considerando a diferença no perfil histórico de uso da floresta entre estados tão diversos como Amapá, com praticamente toda a floresta ainda intocada, e Rondônia, que já perdeu mais de 40% de sua cobertura original?

A resposta a tais questões transcendeu em muito o escopo limitado da maior parte das publicações sobre REDD. Mais do que meramente situar a questão em termos dos parâmetros regulatórios hoje existentes.

Faça o download aqui.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação