C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Pesquisadores identificam novas áreas para estudo da biodiversidade amazônica
Clique para ver todas as fotos de Pesquisadores identificam novas áreas para estudo da biodiversidade amazônica
Crédito: Banco de Imagens
08/06/2011 - 09:09

Pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT) retornaram no último domingo (5) ao município de Tefé, na região do Médio Solimões, Estado do Amazonas, após 19 dias de expedição pelos rios Solimões, Japurá e Auati-Paranã. Os cientistas – dois biólogos, uma oceanógrafa e uma pedagoga – percorreram aproximadamente mil quilômetros e visitaram 12 comunidades ribeirinhas em quatro municípios, nas áreas mais remotas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e seu entorno.

A “Expedição Maraã-Japurá” deu aos pesquisadores a oportunidade de apresentar às comunidades ribeirinhas as propostas do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Nos municípios de Fonte Boa, Jutaí, Tonantins e Maraã, os pesquisadores fizeram levantamentos sobre a ocorrência e distribuição de jacarés, quelônios e mamíferos aquáticos (peixes-boi, botos e lontras) , em uma região de biodiversidade ainda pouco conhecida pela ciência. Também foram realizadas atividades de educação ambiental, que envolveram mais de 300 adultos e crianças.

Dentre as áreas visitadas, a região do setor Caroara, no município de Maraã, chamou a atenção dos cientistas pela ocorrência das espécies-alvo do projeto Aquavert e pela sua proximidade com uma das áreas-foco do projeto, o complexo de lagos Cleto-Jutaí. “Os estudos no Complexo do Cleto serão realizados entre julho e dezembro, durante o período da seca na região, sobretudo com reprodução de jacarés e quelônios”, afirma a bióloga Cássia Santos Camillo, responsável pelas pesquisas sobre quelônios no projeto Aquavert.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação