O professor Jefferson Cardia Simões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um dos líderes científicos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), tomou posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) durante cerimônia realizada nesta terça-feira (3), no Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro.
Simões, Ph.D. pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), é primeiro glaciologista eleito para ABC. Sua eleição deve-se a contribuição para os estudos de testemunhos de gelo e sobre o impacto do aquecimento da atmosfera nas geleiras, temas essenciais da questão das mudanças globais do clima.
O prof. Simões tem sua carreira marcada pelo pioneirismo: introduziu a Glaciologia no país, criou o Centro Polar e Climático da UFRGS, participou de 19 expedições científicas ao Ártico e à Antártica e chefiou a primeira expedição nacional ao interior do continente antártico em 2008.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante. Na oportunidade, o Prof Dr. Iván Izquierdo (PUCRS) foi homenageado pela contribuição à ciência com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).