Pesquisadores da Espanha, Brasil e Argentina, integrantes da Rede de Hidrogênio Cyted, produziram o livro Potencialidades del hidrogeno como vector de energia en Iberoamérica. O documento oferece uma visão geral do hidrogénio como fonte de energia e analisa, com rigor científico, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças decorrentes da aplicação em seus países das novas tecnologias associadas ao hidrogênio, tais como a célula a combustível.
Pelo Brasil, participam da edição o tecnologista Fábio Bellot Noronha, da área de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), e o professor Jaime Soares Boaventura Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O trabalho visa servir como material de referência para os governos na tomada de decisões sobre energia e no setor ambiental.
Integrando o Programa Ibero-Americana de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted), a Rede de Hidrogênio, responsável pela publicação, reúne mais de 200 pesquisadores, em 11 países íbero-amaericanos. Os estudos do grupo tem por objetivo discutir avanços e perspectivas do uso do hidrogênio nessas regiões e articular as potencialidades dos grupos de pesquisa desses países para a promoção desse combustível renovável, de alta eficiência energética e livre de emissões de CO2.
Acesse aqui a publicação.