C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro diz que inovação deve ser tema central no Brasil
Clique para ver todas as fotos de Ministro diz que inovação deve ser tema central no Brasil
Crédito: Tribuna do Norte
12/04/2011 - 08:46

Ao traçar um breve panorama dos investimentos feitos nas áreas de ciência e tecnologia no Brasil, o ministro interino de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, concluiu que o maior desafio das políticas públicas voltadas para o setor é encarar a inovação como tema central. Durante explanação sobre o tema no seminário “Motores do Desenvolvimento do RN”, ele disse que apenas com essa mudança de prioridades será possível diminuir a “brecha” de produtividade econômica que ainda separa o Brasil dos países ditos desenvolvidos.

“Pelo fato de ter passado muito tempo com investimentos concetrados nas áreas de agricultura e mineração, o Brasil ainda possui uma balança econômica comprometida com os recursos naturais. Isso deixou o país ocupando uma posição de dependência em relação às nações produtoras de bens manufaturados. Nós oferecemos a matéria-prima, porém compramos os bens industrializados por um valor maior. Para essa brecha deixar de existir, é necessário que haja maior investimento em conhecimento, e é isso que prega a atual Política Nacional de Ciência e Tecnologia: a criação de um ambiente favorável à inovação”, explicou Elias.

Entre os principais medidas do MCT para expandir e desenvolver a base científica e tecnológica nacional, o ministro citou o investimento na formação de recursos humanos, por meio da ampliação do número de mestres, doutores, especialistas e técnicos; criação de centros de instituto de pesquisas; aumentar gradativamente a descentralização regional do conhecimento nas regiões sul e sudeste; aumentar a quantidade de investimentos na área de ciência e tecnologia e consolidar parcerias com as federações das indústrias e com empresas.

Debate

Após a palestra, o ministro Luiz Antônio Elias participou de um debate, onde respondeu a questionamentos feitos pelas pessoas que lotam o auditório da Reitoria da UFRN.

Com informações do jornal Tribuna do Norte

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação