Nesta sexta-feira (8), São José dos Campos recebe o 2º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia. Durante o evento, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Agência Sueca de Inovação (Vinnova), representantes de governo, indústria e academia dos dois países voltarão a debater sobre oportunidades de estabelecer projetos tecnológicos conjuntos.
O 1º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia aconteceu em maio de 2010 e debateu sobre diferentes setores para cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Aquela edição identificou como áreas de interesse comum para projetos inovadores as cadeias de saúde, materiais de transporte e energia, além da coincubação e internacionalização de empresas de base tecnológica. Nesta segunda edição, serão aprofundados os debates nesses temas e identificadas oportunidades de novos projetos tecnológicos conjuntos.
Para o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, a realização de parcerias em áreas intensivas em conhecimento contribui para o aumento da competitividade da indústria brasileira. "Brasil e Suécia estabeleceram, em 2009, uma cooperação industrial em áreas estratégicas. O mecanismo dos Laboratórios de Aprendizagem em Inovação é um meio de gerar projetos conjuntos e dar concretude a essa cooperação", afirma.
O 2º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia conta com a parceria dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), além da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Parque Tecnológico de São José dos Campos e da Embaixada da Suécia no Brasil.