“A Terra é Azul”. Essa famosa frase, dita pelo astronauta soviético Iuri Gagarin, é um marco na história da ciência mundial. No dia 12 de abril de 1961, o homem chegava pela primeira vez ao espaço. Para comemorar os 50 anos dessa importante conquista, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) preparou uma programação especial para esta terça-feira, 12 de abril. As atrações são gratuitas e há atividades para toda a família.
Mediadores da Coordenação de Educação em Ciências do Mast irão acompanhar o público explicando tudo o que envolve a conquista espacial, desde a viagem de Iuri Gagarin até o primeiro satélite artificial enviado ao espaço, o Sputnik. O Museu possui a segunda réplica deste importante instrumento. A primeira está na Rússia, antiga União Soviética, que comandou o envio do Sputnik para órbita da Terra.
Algumas oficinas foram programadas para estimular o aprendizado da ciência. Os visitantes poderão entender como os satélites, foguetes e submarinos funcionam construindo miniaturas dessas invenções que poderão ser levadas para casa. “No Camelô da Ciência, construímos aparatos a partir de material de baixo custo para o ensino da ciência”, conta Amannda Amorim, da Coordenação de Educação em Ciências do Mast.
O astrônomo Naelton Araújo, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, fará uma palestra sobre a conquista espacial, falando sobre as importantes descobertas do homem no espaço e a importância desses eventos para o desenvolvimento da ciência.
“Queremos incentivar a visita do público ao Mast em datas importantes para a história da ciência. Este ano, começamos com a comemoração dos 50 anos do homem no espaço. O próximo evento, já com a programação completa, marca o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio”, adianta Amannda.