07/04/2011 - 09:19
O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT), Roberto Germano Costa, participa, nesta quinta (7) e sexta-feira (8), da 1ª Reunião de Autores do Grupo de Trabalho 2 (GT 2) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). O evento é realizado no Centro de Tecnologia (CI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Criado em setembro de 2009 por iniciativa dos ministros do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, o PBMC é composto por um grupo de pesquisadores brasileiros com a finalidade de elaborar, com base nos moldes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC - em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Change), relatórios nacionais contendo informações técnico-científicas sobre mudanças climáticas de relevância para o país. O IPCC é o principal organismo internacional para a avaliação das alterações climáticas. Foi criado pela Organização das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para prover o mundo com uma visão científica clara sobre o estado atual do conhecimento da mudança climática e seus possíveis impactos ambiental e sócio-econômico.
Em julho de 2010, Germano Costa aceitou o convite para participar como autor do GT 2: Impacto, vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas, para elaborar o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1). O PBMC é composto por 3 Grupos de Trabalho, sendo: Base científica das mudanças climáticas (GT 1) e Mitigação à mudança climática (GT 3). Os pesquisadores ligados a esses GT’s, juntamente com o Comitê Científico e a Força Tarefa (FT) serão os responsáveis pela elaboração do RAN1.
A respeito da importância da participação no PBMC, o diretor do Insa avalia: “No momento em que se discutem as consequências das mudanças climáticas no Semiárido brasileiro, o Painel representa uma grande oportunidade para se traçar cenários e buscar possíveis caminhos para o enfrentamento dessa problemática”.
|