O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, participa nesta segunda-feira (4), em Hannover, na Alemanha, da cerimonia que celebra o encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, Mercadante e a ministra alemã de Educação e Pesquisa, Annette Schavan, assinam uma declaração conjunta dos resultados do Ano Brasil-Alemanha de CT&I e sobre um Programa Brasil-Alemanha para o Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
O ministro cumpre uma extensa agenda na Alemanha, incluindo a participação em um simpósio sobre inovação promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Sociedade Fraunhofer. Na terça-feira (5), Mercadante participa da abertura do fórum empresarial Business Forum Brazil, e participa de um fórum de nanotecnologia.
O Brasil também é representado na feira por expositores e delegações de empresas apoiadas pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre as companhias nacionais que estarão expondo, está a gaúcha Mercobor, produtora de componentes industriais de borracha, e a Treetech, especializada em monitoramento online de equipamentos de subestações elétricas.
Também estão em Hannover representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), visando prospectar oportunidades de negócios, além uma delegação de representantes brasileiros do ramo da nanotecnologia, organizada pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI).
Na quarta-feira, 6, Mercadante visita o Instituto Desy (sigla em alemão para Deutsches Elektronen-Synchrotron) e o instituto de física da Sociedade Helmholtz, quando será avaliada a possibilidade de cooperação com o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS/MCT), de Campinas (SP).
De Hannover, o ministro segue para Hamburgo onde, no dia 6 de abril, visitará o European XFEL, uma instalação de pesquisa, atualmente em construção, que irá gerar flashes de raios-X extremamente intensos, para ser usada por pesquisadores de todo o mundo.
Eficiência é tema da Feira Industrial de Hannover
O tema central, que ganhou importância após a crise e permeia todas as 13 seções da feira este ano, é aumento de eficiência na produção industrial, sobretudo eficiência inteligente. "Isto pode ser conseguido através da combinação de diferentes setores nas indústrias”, diz o porta-voz da Deutsche Messe, organizadora do evento, Hartwig von Sass.
Um ponto importante são também as inovações que ajudam a otimizar o uso de energia. Energias renováveis, eficiência energética, mudança climática são questões que ficaram em segundo plano durante a crise financeira. O acidente nuclear no Japão reacendeu o debate sobre a fonte de energia do futuro. E nesta área o evento tem muito a mostrar neste. "A Feira Industrial de Hannover, com um foco forte em questões de energia, se tornou a maior feira do mundo de tecnologias energéticas", garante Sass.
O evento é ponto de discussão sobre o futuro da energia nuclear, e da produção e distribuição de energia renováveis. Tanto operadores de usinas nucleares como líderes dos setores de energia eólica, solar e de biomassa apresentam suas inovações.