Os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia,Fernando Haddad, da Educação, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, foram recebidos na sexta-feira (18) pela diretoria e pelo Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Brasília. Eles falaram sobre seus planos de gestão e ouviramo dos diretores e conselheiros sugestões e perguntas em relação às áreas de atuação de cada um dos três ministérios.
Nesta quinta-feira (17) a SBPC recebeu o secretário Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, que representou o titular da pasta, Alexandre Padilha. Sistemas de financiamento à pesquisa, marco regulatório e programas do Ministério da Saúde para a área de C&T foram alguns dos assuntos abordados.
A expectativa da SBPC, com esses encontros, é promover interação com os ministérios logo no início do governo, de forma que seus titulares possam conhecer melhor as expectativas da comunidade científica.
“Nossa intenção é mostrar a preocupação da SBPC com áreas vitais para o desenvolvimento do País e deixar clara nossa intenção de colaborar para o êxito das políticas públicas que promovam o bem-estar da população, mantendo sempre o espírito crítico que caracteriza a conduta científica e a nossa entidade”, disse a presidente Helena Nader.