C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
CTI lança pedra fundamental de novo parque tecnológico
Clique para ver todas as fotos de CTI lança pedra fundamental de novo parque tecnológico
Créddito: CTI
17/03/2011 - 11:45

No final da tarde desta quarta-feira (16), no campus do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCT), em Campinas, estiveram reunidos autoridades do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), empresários, pesquisadores e representantes de instituições de pesquisa de Campinas e região para o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Tecnológico CTI-Tec. O complexo terá 5000m2, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), receberá um investimento de mais de R$ 15 milhões e tem o objetivo de viabilizar a sinergia entre empresas e entidades de pesquisa que atuem em setores tecnológicos de ponta a realizarem trabalhos em parceria com o CTI. 

Com cinco edifícios, estima-se que a Fase 1 do projeto possa abrigar até 16 empresas. O cronograma de obras prevê a conclusão das obras no primeiro trimestre de 2012. Os editais para que as empresas interessadas possam integrar o parque já estão sendo elaborados e serão publicados ainda em 2011. Conduzir projetos de P&D&I em parceria com o CTI será uma das condições primordiais para que as empresas se instalem no CTI-Tec.

Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática do MCT, apontou a importância da criação de um parque tecnológico em uma unidade de pesquisa do Ministério, lembrando que diferentemente das universidades, as instituições tecnológicas possuem maior integração com a indústria e o setor produtivo.

Já Jacobus Swart, diretor do CTI, ressaltou que o CTI-Tec promoverá um ecossistema favorável à inovação. “Vamos trabalhar conjuntamente com as empresas aqui instaladas, trocando informações que agregarão conhecimento ao instituto, e desenvolvendo produto finais de alta tecnologia para a indústria”.

O CTI e a indústria

O CTI apoia diversas pequenas e médias empresas nacionais, por meio de prestação de serviços tecnológicos e de transferência de conhecimento técnico-científico. Em 2010, o centro interagiu com 135 empresas, realizando 635 serviços tecnológicos nas áreas de prototipagem rápida, análise de falhas e ensaios de confiabilidade em hardware, reparos e retrabalhos de displays, melhoria de processo e qualidade de software, aplicação de benchmarking industrial e produção de máscaras litográficas. Cabe destacar que todos os projetos junto ao CTI contam com o apoio na área de propriedade intelectual através da Coordenação de Inovação Tecnológica.

Campinas Tecnológica

O CTI-Tec será o terceiro Parque Tecnológico de Campinas, que já conta com um já existente no CPqD e outro também em construção na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A região metropolitana da cidade é rica em universidades, instituições de pesquisa e indústrias de tecnologia. Campinas, isoladamente, é responsável por 1% do PIB brasileiro e responde por aproximadamente 15% de toda a produção científica nacional. 

A região concentra cerca de um terço da produção industrial do estado de São Paulo, com destaque para as indústrias de alta tecnologia e o parque metalúrgico, sendo considerado a capital do Vale do Silício Brasileiro. Os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas abrigam mais de 10.000 empresas de médio e grande porte. O pólo petroquímico de Paulínia, a poucos quilômetros de Campinas, é o maior do Brasil. Outra grande vantagem estrutural é o Aeroporto de Viracopos, o maior aeroporto de carga de importação/exportação da América Latina.

Outras Imagens
Crédito: CTI
Crédito: CTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação