A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) abre o Ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil na próxima quarta-feira (23), às 13h30, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro. Os objetivos do AIQ, instituído pela Unesco, são de celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da Química, demonstrar sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens pelo estudo dessa ciência.
Com o tema “Química para um Mundo Melhor”, o AIQ comemora o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista polonesa Marie Curie. Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e suas divisões regionais (CRQs), o AIQ irá incentivar os trabalhos científicos dos profissionais da área de Química no Brasil, divulgar as questões de educação para ciências e a pesquisa nas universidades, além destacar a atuação responsável e inovadora da indústria química no País.
Com foco no público jovem e nos formadores de opinião, o AIQ será comemorado no Brasil com a realização de eventos e atividades de divulgação científica, que vão enfatizar a Química como uma ciência criativa e essencial para a sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida da população. Atividades como leituras, exposições e experimentos vão mostrar como a pesquisa química apresenta soluções para os problemas globais: alimentação, água, saúde, energia, transporte e outros temas da atualidade. Estão previstos um web-jogo e a distribuição, em escolas e comunidades, de kits educativos contendo livro e jogo-brinde sobre a Química no cotidiano e como profissão.
Sobre o AIQ
Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs), e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química 2011 (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
As instituições e os órgãos públicos que apoiam a iniciativa são: Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp). O AIQ conta com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, Braskem, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Innova, LANXESS, Oxiteno, Rhodia, Solvay, Unigel e White Martins.
Programa do evento de lançamento do AIQ:
13h30: Abertura – Cesar Zucco, Presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
13h45: Glaucius Oliva, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científicoe Tecnológico (CNPq)14h05: Carlos Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)
14h50: Apresentação Química para um Mundo Melhor – Jailson Bittencourt de Andrade, integrante do Conselho Consultivo da SBQ e professor titular da Universidade Federal da Bahia
16h: Entrega das medalhas AIQ 2011 aos homenageados pela contribuição à pós-graduaçãono Brasil
17h: Coquetel de encerramento
Mais informações no site oficial do evento em https://quimica2011.org.br.