C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Mercadante discute cooperação internacional com embaixador da Alemanha
Clique para ver todas as fotos de Mercadante discute cooperação internacional com embaixador da Alemanha
Crédito: Ricardo Lemos (Ascom/MCT)
02/03/2011 - 13:00

O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante se reuniu, nesta quarta-feira (2), em seu gabinete, em Brasília, com o embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig. Participaramm também do encontro o conselheiro de assuntos científicos e intercâmbio acadêmico, Dirk Schüller e a ministra Carmen Ribeiro Moura.

A cooperação em C&T entre o Brasil e a Alemanha é amparada pelo Acordo Geral sobre Cooperação nos Setores de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, assinado em junho de 1969. Os dois países se reúnem periodicamente para tratar da cooperação em C&T.

Em 1997, o Acordo foi atualizado, estabelecendo como temas prioritários as áreas de pesquisa ambiental e tecnológica, pesquisa de materiais, tecnologias de informação e comunicação, pesquisa marinha, biotecnologia, ciências geológicas e pesquisa espacial. Em 2000, foram incorporadas entre as prioridades da cooperação as áreas de genoma e de nanotecnologia.

Hoje, os recursos destinados pelo MCT e suas agências de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - aos programas de cooperação com a Alemanha chegam a cerca de R$ 20 milhões. Deste valor, R$ 13 milhões são para o Observatório da Torre Alta da Amazônia (OTAA ).

As cooperações são realizadas por meio de diversos mecanismos: apoio a programas temáticos, como o Programa em Tecnologia de Manufatura (Bragecrim), o Programa Ciências do Mar; o Projeto de Estratégias e Tecnologias para Mitigação de Escassez de Água no Nordeste brasileiro (Bramar); apoio à mobilidade de pesquisadores por meio de editais conjuntos entre o CNPq e agências de fomento alemãs; concessão de bolsas de doutorado na Alemanha no âmbito de convênio com o CNPq.

A fim de consolidar e ampliar a cooperação entre Brasil e Alemanha em C,T&I, possibilitando a aplicação periódica de recursos em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento binacionais e fomentando parcerias estratégicas de longo prazo em diversas áreas temáticas, o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) propôs, durante a 27ª Comissão Mista bilateral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comista), realizada em Munique, em meados de 2010, a criação de um “Fundo Brasil – Alemanha para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação”.

No evento, foram traçadas metas para os próximos dois anos, como a cooperação aeroespacial na área de foguetes sub-orbitais e a proposta de realização de um projeto piloto em nanotecnologia, envolvendo instituições de pesquisa e empresas.

Ano Brasil - Alemanha

Em 2010/2011 se comemora o Ano da Cooperação Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa comemoração se insere no quadro do Protocolo de Intenções sobre o Ano Brasil – Alemanha de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/2011 firmado pelo ministro de Ciência e Tecnologia e o vice-ministro de Educação e Pesquisa Alemão (BMBF), na  visita do ministro brasileiro a Alemanha, em dezembro de 2009.

O Ano da Cooperação Brasil – Alemanha registrou inúmeros encontros no Brasil e na Alemanha, gerando possibilidades de cooperações futuras. Com encerramento previsto para abril deste ano, a programação de eventos do  Ano da Cooperação Brasil-Alemanha em C, T & I, deverá ocorrer à margem da próxima edição da Feira de Hannover, na Alemanha.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação