O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, se reúne hoje (21), às 14h30, em seu gabinete, em Brasília, com o diretor do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, Juan Carlos Romero Hicks, e o embaixador do México, Alejandro De La Peña Navarrete. As autoridades debaterão estratégias de inovação para América Latina e a participação dos dois países na Reunião Ministerial de Guanajuato, no México, marcada para os dias 24 e 25 de março.
Ainda no encontro desta segunda-feira, eles discutirão aspectos gerais da cooperação bilateral Brasil-México e identificarão futuras ações e convênios para fortalecer essa relação. Entre as áreas de interesse estão biotecnologia e nanotecnologia para os setores de energia, saúde, meio ambiente, agronegócio e eletrônica.
A Reunião Ministerial de Guanajuato pretende trocar informações sobre as políticas em matéria de inovação dos países da América Latina. A reunião dará continuidade ao Plano de Ação de Buenos Aires. O México se candidata como País responsável pelo desenvolvimento do tema de “Coordenação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Durante a comemoração do Bicentenário 2010, evento que se realizou em Buenos Aires, na Argentina, em novembro de 2010, ministros e autoridades de 17 países reconheceram a necessidade de incorporar a ciência, a tecnologia e a inovação para o desenvolvimento e crescimento das sociedades e a solução de problemas da região.