Amanhã (27) e no domingo (28), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), no Rio de Janeiro, recebe o público para participar da oficina Faça Você Mesmo, na qual desvendará os mistérios da visão humana e construirá um experimento para essa finalidade.
No domingo, os visitantes construirão um O Olho que Tudo Inverte. Às 16h, na oficina Faça Você Mesmo, o público aprende um pouco sobre a física e a fisiologia do olho.
Amanhã, o destaque da programação é o Planetário Inflável. Às 15h, 16h, 17h e 18h, os visitantes assistem à simulação de uma noite estrelada e aprendem sobre o céu, os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar, a mitologia grega associada às constelações, entre outros temas, em uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro.
Às 15h e 17h, os visitantes podem conhecer o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos que o Museu abriga, em uma Visita Orientada. Mais tarde, o público pode visualizar galáxias, estrelas e planetas através de telescópios e lunetas, no Programa de Observação do Céu, que se desenvolve em duas partes: às 18h30, há a exibição de um vídeo com temas astronômicos e uma explicação sobre o Céu do Mês; às 19h30, ocorre a observação por telescópios de uma série de astros, como aglomerados de estrelas, nebulosas, estrelas duplas, planetas e a Lua.
Todas as atividades do Mast são gratuitas. Para participar da oficina, da visita ou das sessões do planetário é preciso chegar com 30 minutos de antecedência para retirar senha.
Para outras informações: (21) 3514-5200.